Homepage Cães Cuidados a ter com os cães: Desparasitações Interna e Externa

Abril 20, 2018

Blog thumbnail

Cuidados a ter com os cães: Desparasitações Interna e Externa

Desparasitação interna:

A prevenção de parasitas em cachorros começa com a desparasitação da mãe. Esta deve ser desparasitada antes de ser coberta, uma semana antes e de 15 em 15 dias enquanto estiver a amamentar. As mães mal desparasitadas infectam os cachorros antes do parto através da placenta e após o parto através do leite, reinfectando-se ao fazer a higiene dos cachorros.

Os parasitas internos, além de poderem ser transmitidos aos humanos, causam atraso no crescimento dos cachorros e são uma das principais causas de diarreia nesta idade.

 

Esquema de desparasitação recomendado para os cachorros:

Das 2 semanas aos 3 meses – 15 em 15 dias

Dos 3 meses aos 6 meses – mensalmente

A partir dos 6 meses – de 4 em 4 meses

 

Desparasitação externa: 

Tanto as pulgas como as carraças não se limitam apenas a incomodar o seu cachorro, podem transmitir doenças graves, tais como a febre da carraça (Babesia e Erlichia) e parasitas (Dipylidium caninum).

Também os mosquitos são fontes de duas doenças potencialmente fatais, a Leishmaniose e a Dirofilariose (verme do coração).

Para proteger o seu cachorro, deve desparasitá-lo com uma pipeta anti-parasitária todos os meses a partir dos 2 meses e usar sempre uma coleira repelente de mosquitos. Para a prevenção da dirofilariose, pode ainda optar pela administração de um comprimido mensal.