Homepage Cães Cuidados a ter com os cães: Banhos, Higiene e Escovagem

Abril 20, 2018

Blog thumbnail

Cuidados a ter com os cães: Banhos, Higiene e Escovagem

Banhos:

Qualquer cão que necessite de tomar banho deve fazê-lo nos 15 dias que se seguem à vacina, a fim do  seu sistema imunitário estar ocupado a lidar com a vacina em vez de aparecer uma constipação. O mesmo é válido para os cachorros, estes só devem tomar banho 15 dias após a vacina da raiva. Se entretanto ficar sujo, pode sempre limpá-lo com toalhetes ou champô seco.

A frequência dos banhos varia conforme o tipo de pêlo e estilo de vida de cada cão. Cães com pêlos curtos e/ou densos podem tomar banho no máximo de 2 em 2 meses, sendo o ideal 2 vezes por ano. Cães com pêlos compridos e sem sub-pêlo, do tipo Yorkshire ou Caniche, podem tomar banho uma vez por mês, sempre com champôs hidratantes e acondicionador no final.

ATENÇÃO: Nunca utilize champôs para pessoas nem detergentes ou sabão, pois danificam a pele sensível dos cães. Para cachorros use um champô suave, especial para cachorros.

 

Higiene:

Limpe regularmente (2 x por semana) os ouvidos do seu cachorro com produtos apropriados. As raças de orelhas caídas ou pêlo comprido necessitam regularmente de uma depilação manual dos pêlos que crescem dentro dos ouvidos, de forma a que se proporcione um bom arejamento e não se acumule cerúmen, evitando assim as otites.

Corte também as unhas com regularidade, especialmente se o cachorro for de raça pequena, pois não têm peso suficiente para as gastar naturalmente. É suficiente uma vez por mês.

Se o seu cachorro acumula muitas remelas, limpe os olhos com soro fisiológico e um pedaço de algodão todos os dias.

Cães de pêlo comprido necessitam de aparar regularmente os pêlos à volta dos olhos, para que estes não lesionem a córnea, e à volta do ânus de forma a que não se acumulem fezes.

Se o seu cachorro arrastar o rabo no chão, pode ter parasitas intestinais ou pode ter problemas nas glândulas anais. Estas últimas servem para a marcação, por feromonas, e estão situadas à volta do ânus. Se obstruírem com frequência devem ser espremidas manualmente.

 

Escovagem:

A escovagem regular (1 a 2 x semana) é a forma mais eficaz de manter o seu cão limpo e livre de cheiros. Oxigena a pele, remove detritos celulares e sujidade, desembaraça os nós, estimula a renovação do pêlo e espalha os óleos naturais da pele por todo o corpo, obtendo assim um pêlo brilhante e saudável.

Use uma luva de borracha e uma toalha turca húmida para pêlos curtos e sem volume (Dobermann,  Boxer, etc.), uma cardadeira e um pente de metal para pêlos densos ou encaracolados (Pastor alemão, Husky, Golden Retriever, Cocker, Caniche, etc.) e finalmente uma escova de pinos metálicos ou de cerdas naturais para pêlos lisos e compridos (Yorkshire, Afegão, etc.). Nestes últimos use sempre um spray acondicionador para cães, para facilitar o desembaraçar e evitar quebrar os pêlos.

Se o seu cachorro apresentar caspa, pode sempre suplementar a sua alimentação com ácidos gordos essenciais, que além de tornarem o pêlo mais brilhante e sedoso, são anti-inflamatórios e estimulam o funcionamento cerebral, facilitando a aprendizagem.