Desparasitação interna:
A prevenção de parasitas em cachorros começa com a desparasitação da mãe. Esta deve ser desparasitada antes de ser coberta, uma semana antes e de 15 em 15 dias enquanto estiver a amamentar. As mães mal desparasitadas infectam os cachorros antes do parto através da placenta e após o parto através do leite, reinfectando-se ao fazer a higiene dos cachorros.
Os parasitas internos, além de poderem ser transmitidos aos humanos, causam atraso no crescimento dos cachorros e são uma das principais causas de diarreia nesta idade.
Esquema de desparasitação recomendado para os cachorros:
Das 2 semanas aos 3 meses – 15 em 15 dias
Dos 3 meses aos 6 meses – mensalmente
A partir dos 6 meses – de 4 em 4 meses
Desparasitação externa:
Tanto as pulgas como as carraças não se limitam apenas a incomodar o seu cachorro, podem transmitir doenças graves, tais como a febre da carraça (Babesia e Erlichia) e parasitas (Dipylidium caninum).
Também os mosquitos são fontes de duas doenças potencialmente fatais, a Leishmaniose e a Dirofilariose (verme do coração).
Para proteger o seu cachorro, deve desparasitá-lo com uma pipeta anti-parasitária todos os meses a partir dos 2 meses e usar sempre uma coleira repelente de mosquitos. Para a prevenção da dirofilariose, pode ainda optar pela administração de um comprimido mensal.