Cuidados a ter com os gatos: Alimentação
Alimentação:
Uma boa alimentação é o segredo de uma vida longa e saudável. Nos gatos castrados e sedentários é particularmente importante uma alimentação baixa em calorias, pois têm tendência para a obesidade, sendo esta uma das principais causas de diabetes, problemas articulares, hipertensão e cancro em gatos a partir dos 6 a 7 anos de idade.
Uma ração equilibrada, de boa qualidade, maioritariamente constituída por granulado (para evitar problemas dentários) e excepcionalmente alguns patés, é a melhor alimentação para ele.
A maioria dos gatos prefere ter sempre o seu prato de comida à disposição para se alimentar várias vezes ao dia. Isso não quer dizer que se deva encher o prato cada vez que se encontra vazio sem ter em conta a quantidade diária recomendada.
Muitos donos surpreendem-se pelas quantidades reduzidas de ração que normalmente as marcas de melhor qualidade indicam nas embalagens. A explicação é simples: são rações com alta digestibilidade e elaboradas com ingredientes de 1ª qualidade. São por isso bastante concentradas.
Atenção: Nunca dê chocolate, alho ou cebola ao seu gato. São tóxicos.