Homepage Gatos Cuidados a ter com os gatos: Higiene e Escovagem

Abril 20, 2018

Blog thumbnail

Cuidados a ter com os gatos: Higiene e Escovagem

Higiene e escovagem:

Corte as unhas do seu gato com alguma regularidade. Uma vez por mês é suficiente. Se o seu gatinho vive num apartamento sem acesso ao exterior, disponha também de um arranhador de sisal para que possa desgastar as unhas naturalmente.

Pode limpar também os ouvidos do seu gato 1 vez por semana, com um líquido apropriado, para evitar a acumulação de cerúmen e prevenir otites.

O seu gato adora lavar-se e muitas vezes parece que é só isso que basta para que se mantenha em boas condições, mas usar uma escova de pêlos macios faz muito mais pelo seu gato: oxigena a pele, remove detritos celulares e sujidade, estimula a renovação do pêlo e espalha os óleos naturais da pele por todo o corpo, obtendo assim um pêlo mais brilhante e saudável.

Se for um gato de pêlo curto, uma escovagem por semana é o suficiente para remover detritos e pêlos mortos. Em caso de estar em época de muda, deve ser escovado diariamente para evitar a formação de bolas de pêlo no estômago e nos intestinos. Sinais de tosse persistente, obstipação ou vómitos são motivos para visitar o veterinário para que este possa prescrever uma pasta especial para problemas de bolas de pêlo.

Se tiver pêlo comprido é fundamental escová-lo todos os dias com uma cardadeira e um pente de metal, de forma a evitar a formação de nós. Pode adicionar um spray acondicionador para hidratar o pêlo enquanto o desembaraça, evitando que se quebre.

Se o seu gato apresentar caspa, pode suplementar a sua alimentação com ácidos gordos essenciais, que, além de tornarem o pêlo mais brilhante e sedoso, são anti-inflamatórios naturais.